terça-feira, 29 de março de 2011

Receitas doces do grupo livro de receitas

BOLO PRESTÍGIO DE GALA (DIA A DIA)




Ingredientes

4 ovos tipo jumbo inteiros (60 g cada) - gemas peneiradas
1 colher (chá) de essência de baunilha
350 g de açúcar refinado
180 ml de óleo de milho ou de girassol
240 ml de água filtrada e fervente
70 g de cacau ou chocolate em pó peneirado
240 g de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de Fazer

Bata no liquidificador as claras, as gemas peneiradas e a baunilha. Junte o açúcar, aos poucos, e continue batendo por uns três minutos. Em seguida agregue o óleo, a água fervente, o cacau em pó e bata bem. Despeje a mistura obtida em uma tigela e agregue os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com auxílio de um fouet até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa em uma fôrma de 24 cm de diâmetro untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido à 180ºC até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Deixe esfriar, corte em três discos e empregue na montagem.

Calda para Regar

200 ml de água filtrada e fria
100 g de açúcar granulado
25 ml de licor amaretto ou conhaque

Modo de Fazer

Em uma panela pequena misture a água e o açúcar e leve ao fogo até abrir fervura e deixe por mais três minutos. Desligue o fogo, deixe amornar e agregue o licor. Empregue.

Creme Prestígio

1 lata de leite condensado
50 g de açúcar refinado
30 g de amido de milho
30 g de farinha de trigo
150 g de coco fresco ralado em flocos ou hidratado
720 ml de leite UHT Integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) rasa de essência de coco de boa qualidade
1 colher (sopa) de licor de coco

Modo de Fazer

Em uma panela média coloque o leite condensado, o açúcar, o amido de milho, a farinha de trigo e misture até ficar hoogêneo. Junte o coco fresco, o leite e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme firme. Por último agregue os aromas, espalhe em um refratário retangular grande, cubra com filme plástico e deixe esfriar completamente. Empregue na montagem do bolo.

Ganache de Coco

400 g de chocolate cobertura ao leite
1 lata de creme de leite com o soro ou UHT (300 g)
1 colher (sopa) de glucose de milho
10 g de manteiga extra sem sal
1 colher (café) de essência de coco
50 g de coco ralado fresco ou hidratado

Modo de Fazer

Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes, exceto o coco fresco e leve ao fogo em banho maria ou no forno microondas até obter um creme liso e brilhante. Reserve 1/2 xícara (chá) desta ganache e, ao restante, agregue o coco ralado fresco. A ganache reservada será utilizada para a cobertura da lateral do bolo.

Decoração

100 g de chantilly batido normalmente
50 g de raspas de chocolate ou chocolate granulado
100 g de coco em flocos ou em fitas finas

Montagem do Bolo: Utilizando um aro de 24 cm de diâmetro, inicie a montagem do bolo intercalando um disco de massa levemente regado com a calda de chocolate, espalhe por cima toda a Ganache de Coco, outro disco de massa regada, Creme Prestígio e finalize com o último disco de massa regada. Em seguida cubra o bolo com filme plástico e leve-o à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte, desenforme o bolo, espalhe a ganache reservada em toda a lateral e o chantilly em toda a superfície. Por último aplique as raspas de chocolate ou o granulado na lateral e decore com o fogo na superfície.

Rendimento: 20 porções

 


Queijadinhas

Ingredientes - massa:

50 g de Farinha de Trigo
100 g de Manteiga sem Sal
1 Colher (Sopa) de Açúcar
3 Colheres (Sopa) de Água Gelada
1 Pitada de Sal
Modo de preparo - massa:

Misture Todos Os Ingredientes E Amasse Até Obter Uma Massa Lisa E Macia. Deixe-a Descansar Fora Da Geladeira Por 30 Minutos, Empregue Em Forminhas Próprias, Aplique O Recheio E Leve Ao Forno A 200º C.
Ingredientes - massa:

1 1/2 Xícara (chá) de açúcar
1 Xícara (chá) de coco ralado fresco
1/2 Xícara (chá) de parmesão ralado fino
1/2 Xícara de leite de coco (200ml)
6 Gemas passadas pela peneira
2 Colheres (sopa) de farinha de trigo
25 g de manteiga sem sal derretida e morna
1 Colher (sobremesa) de essência de baunilha
Modo de preparo - massa:

Coloque numa panela o açúcar, o coco ralado, o leite de coco, as gemas, a farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, quando então, junte os demais e empregue.
Rendimento: 40 unidades



Pudim de Claras
Convidado: Álvaro Rodrigues

Calda caramelada

- 250g de açúcar refinado peneirado
- 150ml de água fria

Massa

- 300 ml de claras - que equivalem a oito claras de ovos grandes
- 450g de açúcar refinado peneirado
- Fermento em pó
- Sal
- Raspas de limão

Calda de chocolate

- 150g de chocolate cobertura ao leite picado
- 150g de chocolate meio-amargo picado
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco ou uma lata com soro
- 3 colheres (sopa) de licor de cacau
- 1 colher (chá) de essência de rum ou baunilha

Calda caramelada

Coloque o açúcar numa panela. Acenda o fogo e deixe derreter para formar o caramelo. No início não mexa. Só depois que começar a aparecer as laterais com o açúcar derretido é que você deve mexer até o fim. Cuidado para não queimar. Vá misturando bem o açúcar que ainda não derreteu com a calda que vai se formando. Se precisar abaixe o fogo. Dê umas batidinhas para dissolver algumas pedrinhas de açúcar que se formaram. Se escurecer muito rápido, tire do fogo e mexa até dissolver o resto do açúcar. O Álvaro conta que o segredo é deixar o caramelo o mais homogêneo possível.
Depois de tudo bem derretido, coloque a água e mantenha a panela no fogo para fazer a calda. Na hora em que você põe a água, parte do açúcar vira uma massa que vai ser dissolvida conforme você vai mexendo. A calda vai engrossando e a massa derretendo. Mexa bem até dissolver tudo. O ponto ideal é uma calda cremosa mas não muito grossa. Agora, despeje a calda quente numa assadeira de 24 centímetros de diâmetro, própria para pudim. Coloque a calda pelo centro da assadeira. Ela vai escorrer por toda a lateral interna. Agora, girando levemente a assadeira, você vai espalhar a calda de maneira uniforme. Mas atenção: não vá até a borda da assadeira. No cozimento a calda sobe e pode transbordar. Deixe de lado por uns 10 ou 15 minutos. É o tempo da calda ficar mais firme e esfriar um pouco.

Calda de chocolate

Num prato coloque os chocolates e o creme de leite. Leve ao microondas por 1 minuto e meio. Depois, mexa bem até dissolver todo o chocolate e ficar cremoso. Acrescente o licor de cacau, a essência, misture bem e pronto. Essa calda é quase um molho, mais ralo. Fica mais encorpada quando estiver mais fria. Com a calda de chocolate, você deve, em primeiro lugar, preparar a forma usando só manteiga para untar e o açúcar para polvilhar - principalmente no fundo.

Massa

Primeiro, bata as claras na batedeira. Preste atenção para mais uma dica do Álvaro: o segredo desse pudim é não bater muito as claras. O ideal é um ponto de neve mais ou menos mole. Não faça no ponto de neve dura. Quando estiverem prontas, as claras batidas em neve não vão estar duras nem secas. Aí sim é hora de usar o açúcar. Vá colocando aos poucos e batendo na batedeira. A dica do Álvaro aqui é super importante também: a massa desse pudim de clara é mais para mole. Portanto, não bata até virar um suspiro. A massa deve ficar firme mas nunca dura. Quanto mais você bater, mais o pudim vai crescer e mais ele vai murchar depois de pronto. Por isso o ponto da massa deve ser mais mole. Depois disso, adicione à massa uma pitada de fermento em pó, uma pitada de sal, raspinhas de limão e misture bem.
Agora coloque a massa na forma caramelada. Ajeite a massa e encha apenas 3 quartos da altura da assadeira. Cuidado para não encher até a borda. Lembre-se que o pudim vai crescer. Coloque um pouco de água para ferver. Pegue a forma com a massa e coloque dentro de uma outra assadeira maior. O pudim vai ser assado em banho-maria. O forno deve ser pré-aquecido a 160ºC ou 170ºC. Quase já dentro do forno, ponha a água quente na assadeira de baixo com cuidado para não entrar água no pudim. Feche o forno e deixe assar por 30 ou 35 minutos. Se você quiser, pode substituir a calda caramelada, pela calda de chocolate. Para saber se o pudim deu certo e não vai murchar, dê umas batidinhas suaves em cima. Ele deve estar bem firme. Quando esfria, esse pudim sempre murcha um pouco, mas não deve ficar abaixo do nível da assadeira. Desenforme morno e pronto.
. Desenforme-o ainda morno sempre com muito cuidado. Solte sempre o doce com uma faca nas laterais, e no meio da forma. Quando sentir que ele está solto como um pudim, desenforme-o.


Mousse de Abacaxi com Hortelã
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 garrafa (500ml) de suco de abacaxi concentrado (tipo Maguary)
20 folhas de hortelã
1 envepole de gelatina em pó sem sabor
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o suco de abacaxi, o leite condensado, a gelatina em pó sem sabor (já dissolvida conforme as instruções da embalagem) e as folhas de hortelã. Reserve.
Bata as claras em neve, junte o açúcar e misture suavemente à mistura do liquidificador. Decore com folhinhas de hortelã e leve a geladeira por 4 horas.


Pudim de chocolate

Ingredientes

3 colheres (sopa) rasas de cacau em pó

30 g de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

400 ml de leite

1 colher (chá) de essência de baunilha

4 morangos grandes,lavados e secos

Modo de preparo

1.

Numa panela, coloque o cacau em pó, o açúcar mascavo e a farinha. Adicione o leite aos poucos, misturando com um batedor de claras.

2.

Leve ao fogo médio mexendo sempre com uma colher de pau, até levantar fervura. Baixe o fogo e, sem parar de mexer, deixe ferver por cerca de 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, junte a essência de baunilha e distribua o creme em taças.

3.

Para evitar que o creme forme uma película grossa, cubra com papel-manteiga úmido e deixe esfriar. Leve à geladeira por cerca de 3 horas. Quando for servir, enfeite com morangos e, se quiser, raspas de chocolate ao leite.