sábado, 10 de outubro de 2009

flan de manga com gotas de chocolate e chutney


Ingredientes:

Para o flan você precisa de:
- 500 g de manga cortada em pedaços grandes
- 200 g de leite condensado
- 12 g de gelatina incolor e sem sabor.

Para as gotas de chocolate:
- 150 g de chocolate meio amargo picado
- 70 g de creme de leite

Para o chutney de manga, os ingredientes são:
- 200 g de manga cortada em cubos
- 100 ml de água- 100 g de açúcar- 30 ml de conhaque ou licor
- 30 ml de vinagre branco
- 5 g de pimenta calabresa desidratada
- 5 g de gengibre ralado

Modo de fazer: Para começar, derreta o chocolate em banho maria. Depois, acrescente o creme de leite e misture até formar uma pasta. Reserve. Agora, comece a fazer o flan.
Coloque no liquidificador a manga e o leite condensado. Bata até formar um creme. E em seguida peneire pra tirar a fibra da fruta. Nesse ponto da receita é hora de colocar a gelatina Em pó no creme de manga. Mas antes é preciso hidratar. Coloque três colheres de sopa de água fria na gelatina e leve ao fogo em banho maria por 15 segundos. Somente depois ela é misturada ao creme em forma líquida.

Prepare as forminhas: elas devem ser untadas com óleo de cozinha. Jogue uma camada do flan de manga, e utilizando um saco de confeiteiro, faça gotas com o chocolate que você preparou. Cubra com mais uma camada do creme de manga e coloque na geladeira por duas horas.

A última etapa da receita é o preparo do chutney. Leve ao fogo a água e o açÚcar até formar uma calda fina. Não mexa e deixe reduzir por cerca de 10 minutos. Misture o conhaque, o gengibre, o vinagre, a pimenta calabresa e a manga. Apague o fogo e deixe a mistura tampada por dez minutos. Hora de montar a sobremesa. decore o prato com gotas de chocolate. tire o flan das formas com ajuda de uma faca de ponta fina. e cubra cada gota de chocolate com uma colher de chutney. Está pronto o flan de manga com chutney e gotas de chocolate!