segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sobremesas do grupo livro de receitas

MOUSSE DE MANGA

Ingredientes
. 2 mangas
. 1 lata de leite condensado
. 4 claras
. 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Descasque e pique as mangas. No liquidificador, bata a manga e o leite condensado. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve, acrescente aos poucos o açúcar e continue batendo até formar picos firmes. Acrescente aos poucos, em fio, a mistura de manga e leite condensado, incorporando delicadamente. Distribua em taças individuais e leve a geladeira até firmar. Na hora de servir, decore com chantilly.

Dicas
Na safra de manga, aproveite o preço baixo para bater a manga no liquidificador e congelar.



BOLO DE CREME DE LARANJA

Ingredientes
Massa
· 6 ovos (claras e gemas separadas)
· 1 e 3/4 de xícara (chá) de açúcar
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (sopa) de fermento em pó
· 1 xícara (chá) de leite

Recheio e cobertura
· 1/2 xícara (chá) de açúcar
· 5 colheres (sopa) de maisena
· 4 xícaras (chá) de suco de laranja
· 200 g de manteiga
· 5 laranjas descascadas em gomos
Para regar
· 1/2 xícara (chá) de licor de laranja

Acessório
· Forma de 30 cm de diâmetro

Modo de preparo
Massa
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura leve e clara. À parte bata as claras em neve. Junte as gemas batidas e bata bem. Misture a farinha ao fermento e peneire sobre a mistura anterior, alternando com o leite. Misture e coloque na forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, ele sai limpo. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

Recheio
Numa panela, coloque o açúcar, a maisena e o suco de laranja. Misture e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire a mistura do fogo, passe para uma tigela e deixe esfriar bem. Ponha na batedeira e aos poucos junte a manteiga, batendo, até obter um creme liso.

Montagem
Corte o bolo ao meio no sentido horizontal. Coloque uma parte num prato e banhe com a metade do licor. Espalhe um pouco do recheio e, por cima, os gomos de laranja. Cubra com a outra parte. Espalhe o restante do creme sobre o bolo. Leve para gelar por no mínimo 30 minutos.
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE



PUDIM DE COCO COM MANGA

Ingredientes
. 6 ovos (claras e gemas separadas)
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 e 1/2 xícara (chá) de leite de coco
. 2 envelopes de gelatina em pó incolor sem sabor (24 g)
. 1 xícara (chá) de creme de leite fresco batido em chantilly
. 2 mangas haden cortadas em fatias
. 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada bem miúdo.

Para decorar: 2 colheres (sopa) de coco ralado.

Acessório: Forma de buraco no meio de 25 cm de diâmetro

Modo de preparo
Bata bem as gemas com uma xícara de açúcar. Aqueça juntos o leite e o leite de coco. Acrescente aos poucos as gemas e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixe a gelatina hidratar em meio copo de água por cinco minutos. Junte as gemas, mexendo. Deixe esfriar. Misture o creme de leite batido. Bata as claras em neve e misture também.

Molhe a forma com água gelada, coloque o pudim, cubra com filme plástico e deixe gelar por quatro horas. Junte o açúcar restante com quatro colheres (sopa) de água e cozinhe até que a cor fique caramelo-claro. Junte a pimenta picada. Para servir, mergulhe a forma em água fervente por alguns segundos e desenforme. Distribua a manga ao redor, regue com a calda e polvilhe com o coco ralado.
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE


PUDIM DE PÊSSEGO

Ingredientes
· 2 caixas de gelatina de pêssego
· 1 lata de pêssego em calda
· 1 lata de creme de leite
· 1 lata de leite condensado
· 1 embalagem de cream cheese
(150 g)

Modo de preparo
Prepare a gelatina com metade da água indicada da embalagem. No liquidificador, bata a gelatina, metade dos pêssegos sem a calda, o creme de leite, o leite condensado e o cream cheese. Despeje em uma fôrma untada com um pouco de óleo e água, e cobra com o restante dos pêssegos cortados em cubos. Leve a geladeira até firmar. Desenforme e sirva.
Dica: Substitua o pêssego por figo em caldas.
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE


ROCAMBOLE DE LEITE CONDENSADO

4 ovos
. 3/4 de xícara (chá) de açúcar
. 1/2 xícara (chá) de leite morno
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (café) de fermento em pó
. manteiga para untar, açúcar para polvilhar

Recheio:
. 1 lata de leite condensado
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de margarina
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 1/2 lata de creme de leite sem soro
. 100g de damasco seco picado

Modo de preparo
Na batedeira bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo. Continue batendo, junte aos poucos o leite e a farinha e misture o fermento. Coloque a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga e untado. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 20 minutos. Deixe amornar e enrole o rocambole no próprio papel para moldar.

Recheio: Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o chocolate. No fogo brando, mexa sem parar até começar a engrossar. Desligue o fogo, misture o creme de leite e o damasco. Deixe esfriar. Desenrole o rocambole, recheie e enrole novamente com cuidado, sobre papel manteiga polvilhado com açúcar. Pressione um pouco o rocambole para tomar forma e deixe por alguns minutos antes de desenrolar o papel.
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE



BRIGADEIRÃO COM LEITE DE COCO

· 2 latas de leite condensado
· 1 xícara (chá) de chocolate em pó
· 1 vidro de leite de coco (200ml)
· 1/2 xícara (chá) de leite
· Canela 4 ovos
Modo de Preparo
No liquidificador, bata bem o leite condensado, o chocolate em pó, o leite de coco, o leite e os ovos. Coloque em uma fôrma de furo central untada com margarina e polvilhada de chocolate em pó. Asse em banho-maria no forno preaquecido a 220ºC durante 1 hora ou até ficar firme. Deixe esfriar e desenforme. Sirva gelado.


Dica
Salpique chocolate granulado na hora de servir.





BOLO DE CHOCOLATE COM CREME DE MARACUJÁ

Ingredientes

.7 ovos
.1 e ½ xícara (chá) de açúcar
.2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
.1 xícara (chá) de chocolate em pó
.1/4 de xícara (chá) de água fervente
.1 colher (sopa) de fermento em pó

Creme de chocolate:
.1/2 litro de leite
.3 colheres (sopa) de amido de milho
.200g de chocolate meio amargo picado
.200g de chocolate ao leite picado
.1 lata de leite condensado
.1 lata de creme de leite
.2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Creme de maracujá:
.1 xícara (chá) de água
.1 xícara (chá) de açúcar
.2 colheres (sopa) de amido de milho
.1 xícara (chá) de suco de maracujá
.6 gemas peneiradas
.1/2 xícara (chá) de leite
.1 colher (sobremesa) de manteiga
Para umedecer:
.licor de chocolate
Modo de preparo

Coloque os ovos e o açúcar na batedeira e bata por 15 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente a farinha e o chocolate peneirados, bata mais um pouco. Adicione a água, o fermento e misture. Unte a forma com margarina, forre com papel manteiga, passe a margarina sobre o papel manteiga e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na forma. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Creme de chocolate:
dissolva o amido de milho no leite. Misture os chocolates, o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar.
Creme de maracujá:
em uma panela, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo brando, sem mexer até formar uma calda. Reserve. Dissolva o amido de milho no suco de maracujá, adicione as gemas e misture. Acrescente essa mistura à calda reservada. Leve novamente ao fogo brando, sem mexer até engrossar. Retire do fogo, misture o leite e a manteiga. Leve ao fogo novamente e deixe ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem:
corte o bolo em três discos e umedeça-os com o licor de chocolate. Sobre o primeiro disco coloque uma camada de creme de chocolate. Cubra com o segundo disco e distribua o creme de maracujá. Coloque o terceiro disco e cubra com o restante do creme de chocolate. Sirva o bolo gelado.

Dica:
monte o bolo em um aro próprio para bolo. As camadas e os recheios ficam mais firmes.





ROCAMBOLE DE CHOCOLATE

Ingredientes

Massa:
. 4 ovos
. 120g de açúcar
. 120g de farinha de trigo
. Açúcar de confeiteiro.

Recheio:
. 500g de chocolate ao leite picado
. 1/2 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo

Separe a clara da gema. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar até forma um creme claro e espumante. Junte a farinha e incorpore um terço das claras em neve misturando bem. Junte o restante das claras e misture delicadamente com movimentos de baixo para cima. Coloque em uma forma de 20 cm X 30 cm, forrada com papel manteiga. Asse no forno preaquecido a 180º por 15 minutos. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato polvilhado com açúcar de confeiteiro. Enrole como um rocambole e deixe alguns minutos antes de desenrolar.

Recheio: Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite. Coloque na geladeira e quando começar a endurecer, bata na batedeira até ficar cremoso. Abra o rocambole, recheie com a metade do creme e enrole novamente. Cubra com o restante do creme.
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE





SOBREMESA PRESTÍGIO

Ingredientes

. 1 lata de leite condensado
. 200g de coco ralado
. 1/2 xícara (chá) de glucose de milho
. 5 colheres (sopa) de leite em pó
. 1/2 lata de creme de leite.

Cobertura:
. 300g de chocolate meio amargo picado
. 1/2 lata de creme de leite
. Lascas de coco e morangos para decorar

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o leite condensado, o coco ralado, a glucose de milho, o leite em pó e o creme de leite até formar um creme. Coloque em um refratário grande e leve a geladeira. Cobertura: Derreta o chocolate em banho maria e misture o creme de leite. Despeje sobre o creme e leve novamente a geladeira no mínimo por duas horas. Na hora de servir, decore com lascas de coco e morango.
Dica: Se preferir coloque em taças individuais e decore com raspas de chocolate.
Rende 10 porções
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE




GELADO DE COCO, CHOCOLATE E LIMÃO

6 gemas
1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 vidro de leite de coco
600 ml de leite
1 xícara (chá) de coco ralado
Raspas e suco de 4 limões
450 ml de creme de leite fresco
200 g de chocolate meio amargo picado
Modo de preparo

Na batedeira bata as gemas, uma xícara (chá) de açúcar e o amido de milho. Em uma panela ponha o leite de coco, o leite e o coco e deixe levantar fervura. Derrame sobre a mistura de gemas e bata bem. Ponha em uma panela, leve ao fogo brando mexendo sempre até que fique levemente espesso. Transfira para um recipiente e deixe esfriar. Misture as raspas e o suco de limão. Bata o creme de leite com o restante do açúcar até dar ponto de chantilly. Misture delicadamente ao creme de coco e leve ao freezer por, no mínimo, quatro horas. Derreta o chocolate em banho-maria. Na batedeira bata o gelado até ficar cremoso. Em um refratário alterne camadas de gelado e colheradas de chocolate derretido. Leve ao freezer até firmar.
Decore com raspas de chocolate. Rende 10 porções
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE



PAÇOCA DE COLHER

Ingredientes
.500g de amendoim sem pele tostado
.1 lata de leite condensado
.1 e 1/2 xícara (chá) de leite
.1 colher (sopa) de manteiga
.1 lata de creme de leite soro

Modo de preparo
Pique o amendoim grosseiramente. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a manteiga. Cozinhe em fogo brando, mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, misture o amendoim e o creme de leite. Distribua em copinhos e sirva quente ou fria.
Dica: decore com amendoim moído. rende 20 porções




BRIGADEIRÃO BRANCO COM CALDA DE MORANGO



Ingredientes
. 200g de chocolate branco picado
. 4 ovos
. 1 lata de leite condensado
. 1 lata de creme de leite
. Margarina para untar.

Calda:
. 300g de morangos picados
. 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho-maria. No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado e o creme de leite. Misture o chocolate derretido. Despeje em uma forma para pudim, untada com a margarina. Leve ao forno preaquecido a 220º e cozinhe em banho-maria durante 1 hora e 20 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Calda: Em uma panela, misture o morango com o açúcar. Leve ao fogo brando, sem mexer, deixe cozinhar até dar ponto de calda. Deixe esfriar e despeje sobre o brigadeirão.
Dica: Para melhor desenformar o pudim, unte a forma com margarina e polvilhe açúcar.
Rende 12 porções
FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE




MOUSSE DE LEITE CONDENSADO

Ingredientes
· 1 envelopes de gelatina em pó sem sabor
· 3 colheres (sopa) de água
· 2 latas de leite condensado
· 1 lata de creme de leite
· Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo
Hidrate a gelatina na água e derreta em dissolva em banho-maria. No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e misture a gelatina. Distribua em taças individuais. Leve para gelar e na hora de servir, decore com as raspas de chocolate.

Dica: Experimente servir acompanhado de frutas picadas.

Rende 6 porções.



MOUSSE DE COCO COM BABA DE MOÇA

Ingredientes
Musse
· 1 colher (sopa) de gelatina em pó branca sem sabor
· 1/3 de xícara de água
· 1 xícara de leite de coco
· 1 xícara de leite
· 4 claras
· 2 xícara de açúcar

Baba-de-moça
· 1 xícara de açúcar
· 1/2 xícara de água
· 2 xícara de leite de coco
· 4 gemas

Acessórios
· 4 forminhas redondas untadas com óleo

Modo de preparo
Musse
Polvilhe a gelatina sobre a água, deixe hidratar por cinco minutos e leve ao fogo médio, em banho-maria, até se dissolver. Ponha numa tigela e acrescente o leite de coco e o leite. Misture e leve à geladeira até ficar cremoso. Bata as claras em neve e junte aos poucos o açúcar. Bata até obter picos firmes. Tire a gelatina da geladeira e misture com o suspiro. Ponha nas formas de leve para gelar.

Baba-de-moça
Leve ao fogo a água com o açúcar e mexa até dissolver. Ferva por cinco minutos. Deixe esfriar. Junte as gemas passadas na peneira e o leite de coco. Cozinhe mexendo até se soltar do fundo da panela. Sirva sobre a musse de coco.

Dica: Se quiser decore com fatias de coco.

MOUSSE DE CAFÉ

Ingredientes:
· 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
· 1/3 de xícara (chá) de água
· 2 xícaras (chá) de café solúvel preparado forte
· 3/4 de xícara (chá) de açúcar
· 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
· 1/4 de xícara (chá) de licor de cacau

Modo de preparo:
Junte a gelatina e a água num refratário e deixe hidratar por 5 minutos. Leve para dissolver em banho-maria, mexendo. Retire do fogo e adicione o café e o açúcar. Misture e leve à geladeira por 15 minutos ou até adquirir a consistência de clara de ovo crua. Retire da geladeira e misture com o creme de leite e o licor. Coloque em potinhos e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Rende 8 porções.






MOUSSE DE ABACATE

Ingredientes:
· 300 g de abacate cortado em pedaços
· 1 colher (sopa) de vinagre
· 1 envelope de gelatina incolor sem sabor em pó
· 1 copo de iogurte natural
· 4 colheres (sopa) de água
· 500 g de ricota passada pela peneira
· 1 pitada de açúcar
· 1 colher (sopa) de salsa
· Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:
Tempere o abacate com sal e o vinagre e reserve. Dissolva a gelatina na água e leve ao micro-ondas por aproximadamente 40 segundos. Junte a gelatina dissolvida ao iogurte e misture bem. Bata no liquidificador o iogurte misturado à gelatina, a ricota, o abacate, o açúcar e a salsa. Bata ligeiramente. Corrija o tempero e despeje em uma forma untada. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 6 horas. Na hora de servir, desenforme sobre um prato e decore com agrião e pimentão.
Rende 8 porções.



BRIGADEIRO DE COLHER

Ingredientes
. 1 xícara (chá) de água quente
. 2 xícaras (chá) de leite em pó desnatado
. 4 colheres (sopa) de adoçante culinário
. 1 colher (sopa) de margarina light
. 4 colheres (sopa) de cacau em pó
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. Cacau em pó (para polvilhar)

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar bem. Despeje numa panela, leve ao fogo e mexa até engrossar. Retire do fogo e distribua em copinhos. Espere esfriar e polvilhe o cacau.

Rende 10 porções



BEIJIINHO


Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite condensado
3/4 de xícara (chá) de coco fresco ralado
4 gemas passadas pela peneira
1 xícara (chá) de coco seco ralado
Cravos-da-índia
Modo de preparo

Coloque os três primeiros ingredientes numa panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar e aparecer o fundo da panela. Retire da panela e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com uma colher (chá) da mistura e, depois, passe-as no coco seco. Enfeite cada beijinho com um cravo.
Rende 70 porções



BOLO SORVETE


Ingredientes

. 6 ovos
. 1 xícara (chá) de açúcar
. 3 colheres (de sopa) de suco de laranja
. 1/2 colher (sopa) de casca ralada de laranja
. 1/4 de colher (chá) de sal
. 1 colher (chá) de fermento em pó
. 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
. 2 colheres (de sopa) de rum

Cobertura:
. 2 xícaras (chá) de sorvete de creme
. 2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate
. 3 claras
. 6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Massa:
Numa tigela, bata as gemas até engrossarem, adicionando aos poucos 1/2 xícara do açúcar. Junte o suco e a casca de laranja e continue batendo, até que a mistura fique bem clara. Salpique o sal e o fermento sobre as claras e bata até que espumem. Acrescente aos poucos o açúcar restante, batendo até chegar ao ponto de suspiro. Junte a mistura das gemas às claras. Peneire 1/4 da farinha de trigo sobre a superfície e misture delicadamente. Repita a operação mais duas vezes com a farinha restante. Espalhe numa forma redonda sem untar. Leve ao forno em temperatura baixa e asse até que, ao pressionar a superfície com o dedo, não fique marca. Regue o rum.

Cobertura:
Cubra o bolo com uma camada de sorvete de creme e uma camada de sorvete de chocolate. Bata as claras em neve. Junte o açúcar aos poucos e bata até obter um suspiro. Cubra todo o sorvete com o suspiro. Com uma colher, dê um acabamento decorativo ao suspiro. Leve ao congelador. Antes de servir, leve ao forno para dourar. Sirva imediatamente.
Rende 11 porções

FONTE: BLOG COZINHANDO SAÚDE