quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dicas de congelamento Repassando do blog Manga com pimenta

O primeiro passo
Prefira recipientes feitos de vidros, já que os componentes químicos do plástico poderá transferir para a sua comida, alterando o seu gosto e tornando a estocagem dos alimentos nada saudável.
Caso queiram aproveitar aqueles potes de sorvete vazios para guardar a sua comida, podem utiliza-los e sacos plásticos próprios para congelamento também é bem vindo.


Segundo Passo
Sempre separe os alimentos em quantidade exata que será consumido quando for descongelar, já que a carne e outros alimentos, não podem sofrer choques térmicos diversas vezes.
Etiquete todos os alimentos que entraram no seu congelador, sempre colocando o nome do prato, data que foi feito e a data de validade. Exemplo: carne crua, dia 12/03/09, vencimento 12/12/09.
Para alimentos em conservas, nunca tirar o líquido que se encontra junto com o produto, já que o mesmo mantém o alimento conservado e guarda-los na geladeira em um recipiente tampado.

Abaixo algumas dicas muitos importantes:

Carnes - Tire toda a parte que você não irá consumir, separando a quantidade consumida pela sua família e congelar em recipientes separados.
Sopas e Feijões - Esperar esfriar, separar a quantidade consumida pela sua família e congelar em recipientes separados.
Vegetais - Coloque os vegetais crus, dentro de uma panela com água fervendo, retire os vegetais quando a água começar a ferver novamente, escorrendo em um escorredor para macarrão e imediatamente jogue água gelada sobre eles. Escorra novamente, guarde em recipientes a quantidade consumida pela sua família e congele.
Vegetais, como milho em espiga, cebola, salsa e mandioca não precisam passar por este procedimentos, podem ser congelados ao natural.
Alimentos Secos - Para alimentos secos, sempre guardar em recipientes tampados, colocar uma etiqueta a data de validade fornecido pelo fabricante e armazena-los em ambientes com temperatura ambiente.

Cada alimento tem o seu tempo, abaixo alguns alimentos e datas para vencimentos, para ajuda-las na hora de congelar e consumir:

Carne com molho - 3 meses
Bacon - 21 dias
Carnes cozidas - 2 a 3 meses
Carnes de frangos cruas - 12 meses
Carnes de porcos cruas - 3 a 6 meses
Carnes vermelhas cruas - 9 a 12 meses
Carne Moída - 4 a 6 meses
Salsichas e Linguiças - 2 meses
Peixes - 4 a 6 meses
Massas - 4 a 6 meses
Pães - 4 semanas
Legumes - 9 a 12 meses

Terceiro Passo
Na hora de descongelar, nunca deixe em ambiente aberto o item que você escolheu para fazer o seu jantar, deixe descongelando antes por algumas horas dentro da geladeira. Caso decidiu tirar aquele peito de frango poucas horas antes de preparar o seu jantar, coloque o alimento congelado sem tirar a embalagem que você utilizou para armazenar dentro de outra vasilha maior e deixe a água corrente cair sobre o alimento até descongelar.
Para quem não tem tempo, utilize a programação do seu microondas. Porém, o alimento ficará borrachudo, já que o microondas esquenta e prepara os alimentos com as moléculas de água contido no mesmo.