sábado, 23 de janeiro de 2010

ALMONDEGAS DE PORCO Fonte Zilah Ferreira

Zizi

">ALMONDEGAS DE PORCO


ALMONDEGAS DE PORCO
Postado por Leonardo Abreu

Primeiramente a receita
"original":http://www.petiscos.com/receita.php?recid=562&catid=6

450 g carne de porco picada
1 ovo(s) batido(s)
c. chá tomilho
c. chá orégãos
c. chá sal
c. chá pimenta preta moída
50 g pão ralado
1 c. chá mostarda francesa
25 g manteiga
1 c. sopa óleo
225 g cogumelo(s) picado(s)
dl vinho branco seco
1 dl caldo de cubo de galinha
1 dl natas com limão

1. Numa tigela misture a carne de porco com o ovo, o
tomilho, os orégãos, o sal, a pimenta, o pão ralado e a
mostarda.
2. Molde este preparado em bolas com cerca de 2,5 cm de
diâmetro.
3. Leve a lume moderadamente forte uma frigideira grande
com a manteiga e o óleo e deixe aquecer durante cerca de
1 minuto. Aloure as almôndegas muito bem, virando-as
frequentemente durante 5 minutos. Reduza o lume para
brando, junte os cogumelos e deixe cozer durante 2
minutos.
4. Deite o vinho e o caldo de galinha e deixe cozer mais 10
minutos. Junte as natas envolvendo bem, e deixe cozer
mais 5 minutos ou até o molho engrossar e as almôndegas
estarem bem cozinhadas.
5. Sirva com arroz ou massa, ou bróculos cozidos em vapor.

Almôndegas de porco com cogumelos
Doses: 4 Modo preparação: Lume
Tempo preparação: 39 min Grau dificuldade: Médio

AGORA A RECEITA COMO EU FIZ:

Misturei a carne moída de porco (400g) com orégano, pimenta preta, ovo,
farinha de rosca, sal, mostarda e incluí salsinha fresca bem picada, e duas
pitadas de gengibre ralado. Enquanto fazia a mistura, acrescentei um filete
de azeite. [Não bati o ovo antes de incorporar na mistura, e tb não usei o
tomilho sugerido]

Na hora de enrolar as almondegas, eu coloquei um pouquinho do queijo ralado
bem no meio da bolinha, voltando a modelar. Ao todo, deve ter dado um pouco
mais de 20 almondegas. Optei por selar as almondegas no azeite quente. Coisa
rápida, mexendo com cuidado pra não deixar as almondegas queimarem e nem
racharem. Deixei as almondegas reservadas.

Preparei um molho para macarrão com um dente de alho bem picado, 1/2 cebola
picada e um pouco de repolho picado. Adicionei o repolho por último e fui
refogando bem. Um pouco depois adicionei uma lata de tomate picado em cubos
(250g), a mesma medida da lata de água e um caldo ajinomoto. Deixei ferver
por um tempo e fui adicionando as almondegas. Enquanto as almondegas
terminavam de cozinhar no molho bem quente (fogo médio), preparei o macarrão
(parafuso).

Depois de escorrido o macarrão, eu peguei um pouco do molho, sem as
almondegas, e fui regando o macarrão. Pouca coisa, só prá não ressecar.
Nessa hora adicionei um pouco de manjericão desidratado.

O resultado está na foto.

Comentários necessários:
- a mostarda é fantástica! dá todo um aroma e sabor na almondega. acho que
foi a primeira coisa que fiz aqui sem alho/cebola.
- a salsinha dá um colorido (quebra a palidez da carne de porco, se
comparada com a de boi), mas não marca presença. Assim como o orégano.
- achei tudo jogar só o molho no macarrão e salpicar o manjericão. Marca uma
boa presença.
- tb gostei do repolho. dá um volume, e ameniza a acidez do tomate.
Geralmente eu coloco um pouco de fermento químico prá quebrar a acidez do
tomate, mas dessa vez não fiz e ficou super suave.
- com extrato de tomate a receita fica ainda mais apresentável.
- É uma das poucas vezes que eu tb não usei pimentão.
- Acho que o gengibre pode dar o ar da graça adicionando-se um pouco mais.
Mas tb acho que ele vai ficar brigando com a mostarda, que deixou tudo
fascinantemente delicioso, e bem suave. acho que dá prá colocar um pouco
mais de mostarda na próxima.
- O queijo ralado que eu usei não é do tipo parmesão. Ele é dos tipos
vendidos aqui para pizza. Ralado ao comprido, curto e fino O outro tipo tem
os pedaços ralados mais longos e grossos.

Dúvidas:
- dá prá fazer kibe com qualquer carne moída?
- Combina colocar queijo ralado na massa?