segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cardápio de Natal: Aves

Manga com Pimenta

Frango de Festa


Ingredientes


· 1 frango inteiro
· Sal a gosto
· Suco de 2 limões


Recheio
· 2 colheres (sopa) de margarina
· 1 cebola picada
· 3 dentes de alho picados
· Miúdos do frango (moela, coração e fígado)
· 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha
· 1 maçã picada
· 1 xícara (chá) de castanha de caju
· 1/2 xícara (chá) de uva passas
· Sal e pimenta a gosto
· 1 xícara (chá) de vinho branco
· 1 colher (sobremesa) de amido de milho


Para decorar
· 2 maçãs cortadas em fatias grossas
Modo de preparo


Tempere o frango com o sal e o sumo de limão. Em uma panela, derreta a margarina, doure a cebola e o alho. Acrescente os miúdos cortados, aos poucos acrescente o caldo de galinha e cozinhe até ficar macio. Junte a maçã, a castanha de caju e a uva passa. Tempere com o sal, a pimenta e desligue o fogo. Deixe esfriar e recheie o frango, costure e coloque em uma assadeira untada com margarina.


Regue com vinho, cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido a 200ºC durante 40 minutos, regando de vez em quando com o caldo da assadeira. Retire o papel alumínio, distribua as fatias de maçã e volte ao forno até dourar. Coloque o frango e as maçãs em uma travessa, retire o caldo que se formou na assadeira, dissolva o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Sirva com o frango.


Dica: Esse frango é uma ótima opção para a ceia de Natal ou Reveillon.


Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Médio
Categoria: Frango
Calorias: 743 por porção


Conteúdo do site ANAMARIA


Receita: M de Mulher


Frango Capão (Frangão) de Natal


Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Aves
Rendimento: 8 porções




1 unidade(s) de Ave Fiesta Sadia grande(s)
3 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca torrada
1/2 kg de fígado de frango
1 maço(s) de cheiro-verde
3 unidade(s) de cebola
2 dente(s) de alho
200 gr de uva passa
2 colher(es) (sopa) de sal grosso
1/2 maço(s) de tomilho
900 ml de vinho branco
1/2 xícara(s) (chá) de azeite
200 gr de manteiga Mococa
quanto baste de sal
quanto baste de conhaque




Lave o frango capão por dentro e por fora com água fria. Coloque-o em uma travessa bem grande e tempere com o vinho branco, 1 cebola cortada em anéis e o sal grosso. Metade do ramos de salsa e cebolinha inteiros e metade do tomilho. Cubra com um pano e guarde na parte de baixo da geladeira. Vire uma ou duas vezes para a carne ficar bem temperada. No dia seguinte, ligue o forno baixo. Coloque as passas de molho no conhaque. Refogue o restante da cebola picada o alho, o fígado, já limpo e cortado em pedaços grandes em metade da manteiga. Tempere com sal. Junte as passas escorridas. Acrescente a farinha aos poucos para obter uma farofa bem molhada. Misture o resto do cheiro-verde. Recheie o frango com a farofa e coloque-o numa assadeira (se as pernas insistirem em ficar caídas, amarre-as com um pedaço de barbante). Coloque a vinha d'alhos na assadeira, acrescente um pouco de água até obter cerca de um dedo de altura. Espalhe o resto da manteiga, cortada em pedacinhos. Asse o frango, coberto por uma folha de alumínio, no forno bem baixinho. Quando a carne estiver quase cozida, retire o papel e com a ajuda de um pincel, besunte o frango várias vezes com o molho da assadeira (não esqueça as laterais) até o ele ficar dourado.


Receita: Cyber Cook




Pato de Natal


INGREDIENTES:
PARA O PATO: 2 patos, 4 cenouras, 2 talos de salsão, 2 maços de salsa, 4 folhas de louro, 2 ramos de segurelha, 4 dentes de alho amassado, 4 cebolas picadas, ½ garrafa de vinho branco, sal e pimenta, manteiga
PARA O MOLHO: 3 copos de água com 2 tabletes de caldo de carne dissolvido, 2 copos de suco de laranja coado, 4 colheres de sopa de Grand Marnier, 4 colheres de sopa de açúcar, roux (2 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de trigo)


PREPARO:
- Lave o pato, esfregue limão, sal e pimenta por dentro e por fora do pato. Coloque em uma assadeira. Junte os demais ingredientes picados, cubra o pato com papel laminado e coloque na geladeira de véspera.
- No dia seguinte tire da geladeira e coloque muita manteiga, por dentro e por fora do pato. Junte os temperos que estavam nele desde a véspera e com um pouco do caldo. Aqueça o forno e asse durante 2 ½ hora sem papel laminado, e molhando com o caldo de vez em quando. Está no ponto quando espetando um garfo, sair dele um líquido branco.
MOLHO:
- Quando o pato estiver pronto, tire da assadeira e coloque em outra assadeira com a gordura que saiu quando foi assado. Cubra com papel e esquente na hora de servir.
- Coloque a assadeira em que o pato foi assado no fogo alto, para queimar um pouco. Vá colocando o caldo de carne misturado com a água, para ir largando um molho escuro. Coe e vá reservando.
- Em outra panela, faça um caramelo com o açúcar, sem deixar queimar.
- Acrescente no caramelo o caldo da assadeira e mexa até incorpar.
- Adicione o suco de laranja, o grand marnier, o roux, deixe o molho apurar. Na hora de servir, corte o pato em fatias e cubra com o molho. Enfeite com gomo de laranja e cenoura caramelada.


Receita: Terra Magazine




Peru de Natal Recheado com Castanhas


Ingredientes:


• 500g de castanhas assadas no forno (faça um pequeno corte no comprimento de cada uma para assar)
• 1 peru de aproximadamente 3 kg
• 300g de lingüiça calabresa
• 300g de lombo de porco moído
• 150g de manteiga ou margarina
• 1 xícara de vinho branco seco
• noz moscada, pimenta do reino e sal à gosto
• óleo para regar


Tempero:


• 2 xícaras de vinho branco seco
• 8 dentes de alho amassados,
• 1/2 xícara de vinagre,
• 1 folha de louro
• sal e pimenta à vontade


Deixe de véspera o peru limpo no tempero. Ferva a lingüiça, tire a pele e pique em pedacinhos, junte o lombo moído, as castanhas (reserve algumas para decorar), 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta. Misture com as mãos e recheie o peru. Costure as extremidades para que o recheio não vaze. Disponha sobre uma assadeira untada. Espalhe a manteiga sobre o peru, regue com um pouco de óleo e o vinho e salgue a gosto. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas, virando sempre para que doure por igual todos os lados e regando com o molho que se formar na assadeira. Retire com cuidado e coloque sobre uma travessa. Decore à gosto usando também as castanhas reservadas.


Receita: Presente de Natal