quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cardápio de Natal: Massas

Tortellini com zabaione


Ingredientes:


500 g de capeletes
5 gemas
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de parmesão
50 ml de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga
100 g de ervilhas frescas
noz-moscada
sal e pimenta do reino branca


Modo de Preparo:
Coloque em uma panela água para ferver e salgue levemente. Jogue um pouco de água em uma panela, e ferva as ervilhas por 4 minutos, escorra e reserve. Acrescente o creme de leite e leve para aquecer. Coloque no fogo uma pequena panela com 2 dedos de água e levar a fervura. Coloque as gemas em uma tigela preferencialmente de inox e bata levemente com um batedor. Acrescente o vinho branco e bata até estarem bem espumosas, assim que triplicarem em volume, acrescente o creme de leite quente aos poucos sem parar de bater acrescente o parmesão. Acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino. Misture bem. Apague o fogo. Leve os capeletes para cozinhar na água fervente. Escorra bem. Numa frigideira grande, acrescente a manteiga e leve ao fogo até que a manteiga borbulhe. Arescente as ervilhas, os capeletes à manteiga e misture bem. Salpique com um pouco de parmesão e coloque na travessa. Regue com o molho e salpique com noz moscada. Sirva imediatamente.


Receita: Terra Culinária


Penne ao Molho Gorgonzola com Nozes


400 gr de penne
200 gr de gorgonzola
100 gr de requeijão light
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 colher(es) (sopa) de cebola ralada(s)
100 gr de nozes picada(s)
1/2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara(s) (chá) de leite
quanto baste de salsinha para decorar
quanto baste de noz-moscada




Cozinhe o macarrão em 5 litros de água salgada e fervente, verificando sempre o tempo de cozimento para que fique "al dente". Em uma frigideira coloque a manteiga e a cebola para dourar. Em seguida acrescente o queijo gorgonzola e o requeijão em fogo baixo para que derretam. Acrescente a mistura de leite com a farinha de trigo, tempere com a noz-moscada e deixe formar um creme consistênte. Reserve. Assim que o macarrão estiver cozido, acrescente o molho, salpique com as nozes e a salsinha e sirva imediatamente.
Dica: é uma receita de mais personalidade, pois o queijo gorgonzola tem sabor acentuado e, portanto, a entrada tem que ser leve e a sobremesa à base de frutas, como morango ou laranja que combinam muito bem. Para acompanhar, um bom vinho tinto é a melhor combinação.


Receita: Cyber Cook


Macarrão com Melão e Presunto Cru


Ingredientes
250 g fettuccine
1/2 melão cortado em bolinhas
400 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de extrato de tomate
100 g de presunto cru em fatias
gotas de limão
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo


Numa panela grande, coloque 3 litros de água e leve ao fogo alto.
Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.
Com uma faca afiada, corte o melão ao meio e retire as sementes. Com um boledor, retire bolinhas do melão. Se você não tiver um boleador, não se preocupe. Corte o melão em cubinhos. Reserve.
Rasgue as fatias de presunto com as mãos e reserve.
Numa panela, junte o creme de leite fresco, a manteiga, as gotas de limão e o extrato de tomate, misture e leve ao fogo baixo para ferver. Quando o molho ferver, deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre.
Acrescente as bolinhas de melão e o presunto rasgado à panela e misture suavemente. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o fettuccine para uma tigela grande, acrescente o molho e misture bem. Sirva quente.

Receita: Panelinha