sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BOLO DE PÊSSEGO

Massa:
(trufado de abacaxi da Cynthia mas na versão chocolate -
6 ovos grandes (claras e gemas separadas)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 xícara (chá) de chocolate em pó (peneirados).
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de açúcar peneirado
200 ml de água
100 ml de óleo
* Bata as claras em neve firme; sem parar de bater, coloque as gemas, continue a bater e acrescente o açúcar. Bata tudo muito bem. Despeje a água e óleo, ferventes, sobre a mistura que está batendo na batedeira (vá despejando devagar para que tudo fique bem agregado, esse creme subirá no máximo por uns dois minutos). Bata até misturar bem. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo e o chocolate misturados. Misture bem e delicadamente com o auxilio do fuet. Acrescente o fermento misturando devagar, também.
Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada.
Leve ao forno, entre 170º a 180º C, pré-aquecido, um máximo de 40 a 45minutos. Faça o teste do palito.
Recheio / creme de pêssegos:
2 latas grandes de pêssegos em calda
1 lata de leite condensado
1 lata (medir na lata do leite condensado) da calda de pêssegos
01 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa, rasas, de maisena
Umas gotinhas de baunilha
* Corte em pedaços pequenos, os pêssegos das duas latas, reservando algumas metades para decorar o bolo,
* Preparo do creme: Ponha numa panela os ingredientes restante do recheio e mexa até misturar bem. Leve a panela ao fogo e cozinhe até o creme engrossar. Mantenha uns minutinhos, a panela no fogo, sempre mexendo. Desligue o fogo e reserve. Mexa esse creme de vez em quando para não formar película. Após esfriar, junte ao creme, os pêssegos picados.
.
-> Eu cortei o bolo em 2 partes. Forrei a forma no qual havia assado a massa com papel filme e coloquei a primeira parte da massa cortada. Molhei esse disco de massa, com metade da calda de pêssegos que sobrou da segunda lata e coloquei o recheio de creme de pêssegos, que já estava frio. Então, coloquei a segunda parte da massa sobre esse recheio, molhei com a outra metade da calda de pêssegos que sobrou da segunda lata. Fechei com o papel filme e deixei na geladeira até o dia seguinte, quando o virei no prato em que iria servir (estava super firme apesar da quantidade enorme de calda e recheio). Cobri o bolo com uma ganache de chocolate (duas barras grande de chocolate meio amargo, derretidas e misturadas a 1 caixinha de creme de leite e umas gotinhas de conhaque), chantilly e alguns pedaços de pêssegos.

Ficou bem grande! Quatro quilos de bolo!