sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Receitas de massas de um curso para profissionais – tudo na medida certa, não tem o que errar. Já fiz todas e assino embaixo. são deliciosas.

PIZZA
Rendimento: 4 discos

1 kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
30 grs de fermento para pão dissolvidos em 1 colher (café) de açúcar
20 ml de óleo
600 ml de água morna
1 colher de vinagre

Junte todos os ingredientes e por último o fermento. Sove, deixe descansar por 30 minutos coberto com um pano de prato.
Divida a massa em 4 partes iguais, abra com o rolo, coloque em uma forma para pizza e fure a massa toda com um garfo (isso evita bolhas na massa). Espalhe umas duas colheres de molho de tomate pronto sobre a massa e um fiozinho de azeite. Asse. Retire do fogo, coloque o recheio de sua preferência e volte ao forno para derreter.

ESFIHA

1 KG de farinha de trigo
60 grs de fermento para pão dissolvido em 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de óleo
600 ml de água morna

Misturar todos os ingredientes e por último o fermento dissolvido no açúcar. Sovar e deixar a massa descansar coberta com pano de prato por 30 minutos. Abrir, sovar ligeiramente, formar bolinhas do mesmo tamanho para fazer as esfihas. Abrir com as mãos. Colocar o recheio, fechar a esfiha em forma de triângulo. Colocar na forma untada e enfarinhada, passar gema sobre cada uma e deixar descansar mais um pouco. Assar com a parte que fechou virada para baixo senão elas abrem.

Recheio de carne. Tempere a carne à gosto, pique um tomate e junte à carne moída temperada, esprema um limão se for grande ou dois pequenos e deixe descansar, escorra a água que se formou. Usamos a carne crua para o recheio; ela fica meio cozida pelo limão

COXINHA
2 litros de água
2 colheres (daquelas grandonas de pegar comida) de margarina
2 caldos de frango (knor)

Deixe ferver, retire do fogo e despeje de uma vez 1 kg de farinha de trigo, mexa, volte ao fogo, acrescente duas colheres (das grandes de pegar comida) de batatas cozidas e espremidas. Cozinhe mexendo sem parar com uma colher de pau. Fica um pouco empelotado, não se assuste e não precisa cozinhar muito, apenas alguns minutinhos. Retire a massa do fogo e coloque sobre a mesa o pedra da pia untada com um pouco de óleo. Sove bem ainda quente, até que a massa fique lisa. Cubra a massa com um pano de prato úmido e vá pegando pequenas porções, abrindo na mão, recheando com frango cozido bem temperado e desfiado. Enrole as coxinhas, passe em água fria e em seguida em farinha de rosca. Coloque as coxinhas, duas por vez, em óleo bem quente, assim que colocar abaixe o fogo para fritar.